quarta-feira, 30 de junho de 2010

Os quatro eu's

A um tempo me dei conta que conheço quatro pessoas as quais sou capaz de atribuir muitas características minhas em espaços de tempos variados. Confesso que não fiquei muito feliz com alguns resultados e me surpreendi bastante com outros, além de aprender muito com eles.

A Trufa me lembra a mim mesma a 5, 6 anos atrás, quando eu tinha apenas 12 anos. Realmente ingênua, mas doce, em busca do verdadeiro amor, tentando superar a primeira paixão, o primeiro coração partido.
A paranóia, a ansiedade, a angustia. A fragilidade e a timidez de uma boneca de porcelana que foi arranhada sem querer. O primeiro arranhão, aquele que ninguém é capaz de esquecer, que da origem a muitos outros...
Fiquei triste com ela e por ela. Mas acho que ela foi uma das que mais me ensinou.
A tristeza me chamou pois ela não está no tempo certo! Isso não deveria estar acontecendo agora, mas sim a alguns anos atrás... Por outro lado, fui capaz de aprender! Aprender que o que eu fazia não fazia bem nem a mim e nem aos outros. A necessidade de afeto, de atenção, de pedir conselhos... O fato de não saber agir sozinha, de precisar estar sempre desabafando com alguém, de ter sempre alguém para ouvir e ‘encher’ com meus problemas... É, isso é realmente pesado. É realmente... Não sei, não acho a palavra.
Foi observando-a e relacionando seus atos a acontecimentos marcantes para mim, fui capaz de relacionar ponto por ponto e ver o que realmente precisava ser melhorado.
Te agradeço, pequena Trufa! Todavia entenda: não posso te pedir desculpas! Estou apenas fazendo isso para o seu bem!

Minha Hot Filadélfia! Uma versão atual de mim. Ou melhor, de como eu seria se a sociedade da qual faço parte não fosse tão ignorante e hipócrita quando o assunto são certas características minhas.
Até certo ponto sou capaz de dizer que és uma versão melhorada minha, mulher! Apenas de mais nova me és ‘motivo de orgulho’. Entristece-me saber que o que posso vir a aprender com você será pouco, porem me traz felicidade saber que o pouco que serei capaz de aprender será de suma importância!
Você é mais paciente e tem menos medo de certos atos. Tem também melhor tato, que para certas horas é fator crucial! São coisas que preciso incorporar, melhorar, realçar. Ah, Hot Filadélfia! Fico feliz pois encontrei em você uma excelente companheira!

Brownie! Meu Brownie fofo! A exceção gostos, de sua timidez e do sexo oposto, eu seria capaz de dizer que somos muito parecidos! Tanto em certas atitudes quanto em certas ações. Ambos necessitamos escrever e conversar com uma só pessoa. Passamos por situações, até certo ponto, parecidas e aprendemos, com o passar do tempo, mesmo em épocas diferentes, as mesmas coisas. Tivemos o coração partido por sermos amigos demais, tivemos pessoas que nos ensinaram a ‘aceitar menos as coisas’.
Obrigada, meu Brownie! Por ser esse excelente amigo e por me entender tanto!

Ah... Agora ele! Aquele que mais me decepcionou com a verdade e que mais me fez aprender, mesmo que da pior forma. O incomparável Toblerone!
Sou capaz de dizer, sem meias palavras, que sempre me achei extremista e radical! Mas Santo! Quando o assunto é defeito eu acho que ele realmente me supera!
Ele consegue guardar mais rancor, ser menos impaciente, olhar menos para o que faz. Ter mais do que máscaras, ter fantasias completas e perfeitamente detalhadas, trabalhadas, perfeitas. Constantemente me pergunto o por que. Para que? Para poder dizer que os outros são falsos? Para olhar no espelho e não gostar do que vê? Para olhar para trás e perceber que muitos erros poderiam ter sido evitados? Para pegar o passado e trazer pro presente? As mesmas mágoas, mesmas mentiras, mesmas histórias. Um ciclo infinito e nada bonito no qual faz questão de viver.
Se difere de mim em três simples fatores: Seus gostos (são parecidos com os meus, mas apenas remotamente), o cromossomo determinante do sexo e o fato de desprezar tanto os sentimentos alheios! Sabia que ter alguém que te ama é revigorante? Sabia que saber que tal alguém existe é um motivo para não se desistir e lutar? É um banho na auto-estima!
Confesso que sou capaz de perceber que tal ser também tem excelentes qualidades, porém, não tão extremistas. É uma ótima pessoa! Amigo, conselheiro, ‘ouvidor’, consolador. Ele me fez aprender mais do que qualquer um. A ver meus defeitos, tentar me controlar... Confesso que até o presente momento não tive tanto sucesso, mas aos poucos serei capaz de conseguir. Vou tirar minha máscara e mostrar minha cara. Se quiser bater, bata. Porém, antes de tal, mostre-me meu erro e o porque de teu ato! Se não, terás a resposta mais pró-ativa que poderá ter e acredite, tal resposta terá poder muito maior do que qualquer resposta reativa que serás capaz de dar.

Encerro por aqui. Demais já me estendi e de assunto até mudei. Esse texto foge de meus padrões, porém me senti na necessidade de por tudo para fora.
Aos meus outros queridos, não se sintam tristes, menosprezados ou sequer chateados! Adoro a todos e estão constantemente em minha mente, porém diferente dos citados a cima, vocês me completam mais do que me igualam. Não se sintam superiores, meus amores, todos são essenciais a minha existência, a meu aprendizado! Assim que a inspiração permitir escrevei um texto sobre cada um e sua importância em minha vida, junto a um fato sobre o qual refleti.

Não costumo me despedir, mas como este é um post diferente...

Obrigada pela atenção.

Um comentário: